UNITERÓI

Blog idealizado por alunos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo do UNIPLI.

Esse espaço será usado como meio de comunicação direta do público com o Jornal Uniteroi. Será utilizado também como espaço para alunos de todos os períodos do curso de Comunicação da universidade mostrarem o seu trabalho.

Estamos abertos a críticas, sugestões e elogios, esperamos atender as vossas expectativas, assim como nos realizar profissionalmente.

Buscando sempre a excelência, nos comprometemos a exercer nossas atividades acadêmicas da melhor maneira possível, para que assim sejamos absorvidos e eleitos pela sociedade no geral como profissionais de gabarito.

Grato!

Rafael Schroder
Uniterói Web

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Crescimento de Niterói e a qualidade de vida








A cidade de Niterói possui uma extensão de 129,375 quilômetros quadrados e um dos pontos mais altos registrados no município é a Pedra do Elefante, localizado a 412 metros acima do nível do mar. Tempos atrás, na época do descobrimento, a Mata Atlântica predominava na região. Hoje está preservada em poucos locais, como na Serra da Tiririca, algumas áreas de restingas e mangues.


Até o ano que vem, o crescimento populacional de Niterói pode chegar a 550.811 habitantes, já que com base nos dados do IBGE 2007, a população teria em média 474 mil habitantes. Em 2050 esse crescimento pode chegar a ultrapassar 1 milhão de habitantes. A cidade que no começo de sua existência era constituída de mata, hoje chega a um crescimento muito grande e deixando poucas áreas de preservação.




A cidade comporta ainda um crescimento muito grande na área do comércio. A mais nova Loja da Leroy Merlin, que se instalou em Niterói no final de outubro, recebeu o selo AQUA- Alta Qualidade Ambiental, onde se preocupa com economia de água, a qualidade de vida do usuário e o desenvolvimento ambiental e socioeconômico da região. A obra do prédio conferiu 81 itens sustentáveis na construção.


A construção civil hoje é um dos pontos que mais impactam com o meio ambiente, e a loja Leroy Merlin, em Niterói, usou o processo de adaptação do “Démarche HQE”, da França. Processo que visa a Qualidade Ambiental do Edifício. Os materiais e procedimentos utilizados, para a construção, foram pensados na preservação dos lençóis freáticos, em animais da região.


Por Elaine Almeida

Nenhum comentário: