UNITERÓI

Blog idealizado por alunos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo do UNIPLI.

Esse espaço será usado como meio de comunicação direta do público com o Jornal Uniteroi. Será utilizado também como espaço para alunos de todos os períodos do curso de Comunicação da universidade mostrarem o seu trabalho.

Estamos abertos a críticas, sugestões e elogios, esperamos atender as vossas expectativas, assim como nos realizar profissionalmente.

Buscando sempre a excelência, nos comprometemos a exercer nossas atividades acadêmicas da melhor maneira possível, para que assim sejamos absorvidos e eleitos pela sociedade no geral como profissionais de gabarito.

Grato!

Rafael Schroder
Uniterói Web

terça-feira, 4 de março de 2008

GERAL

Se liga nessa idéia!

Por Giselle Gomes


O custo e o consumo de energia elétrica têm subido constantemente nas últimas décadas e não dá sinais de que vá perder fôlego tão cedo. Quando o consumidor escolhe, com consciência, economizar energia elétrica dentro da própria casa, sente a diferença no orçamento doméstico. E esse impacto positivo repercute na sociedade, já que esse consumidor poderá escolher novos produtos ou serviços com a economia gerada, e será um exemplo na família, entre amigos ou vizinhos.
Ao mesmo tempo, o impacto ecoa no meio ambiente, pois o seu consumo consciente de combustível e energia vai exigir uma produção menor, e a produção gera gases de efeito estufa. O consumidor consciente estará, assim, poupando recursos naturais e contribuindo para a preservação da vida no planeta.
Além de contribuir para o meio ambiente com iniciativas simples, ao economizar energia você terá mais dinheiro no fim do mês.

Economize com a geladeira

A geladeira é um dos grandes vilões para o consumo de energia elétrica, pois fica ligada o tempo todo. Veja como gastar menos:
- Instale a geladeira e o freezer em local ventilado e longe do fogão. Não guarde líquidos nem alimentos ainda quentes na geladeira, pois o motor vai ter de trabalhar mais para resfriar o ambiente interno e, conseqüentemente, gastar mais energia.
- Não deixe a porta da geladeira aberta desnecessariamente nem por muito tempo. E regule o termostato para que esfrie menos no inverno. Quando for viajar e ficar muito tempo fora, esvazie a geladeira e o freezer e desligue-os da tomada.
- Ao comprar geladeiras e freezers, prefira os que têm o selo ProcelM, pois são os mais eficientes.

Economize ao lavar e passar a roupa

- Na hora de usar a máquina de lavar roupa, economize água e energia lavando, de uma só vez, a quantidade máxima de roupa indicada pelo fabricante.
- Utilize a secadora com sua capacidade máxima, evitando o desperdício de energia elétrica.
- Não use o ferro elétrico nos horários em que muitos outros aparelhos estejam ligados, pois ele sobrecarrega a rede elétrica. Evite passar poucas peças de roupa de cada vez. Espere acumular uma quantidade razoável de roupa e passe tudo de uma vez só.

Ilumine sua casa sem desperdício

- Evite as lâmpadas incandescentes. Elas custam menos, mas são as mais ineficientes. Uma lâmpada fluorescente compacta de 20 W ilumina mais do que uma incandescente de 60 W e pode durar até 10 vezes mais.
- Lembre-se sempre de apagar as luzes dos ambientes em que não há ninguém, pois esse é um gasto totalmente desnecessário.
- Ao comprar lâmpadas, prefira as que têm o selo Procel, pois são mais eficientes e gastam menos energia.

Evite usar aparelhos elétricos ou eletrônicos no horário de pico

- Evite usar equipamentos eletrodomésticos, como máquinas de lavar e secar roupas, ferro e chuveiro, entre 18h e 21h. Este é o chamado horário de pico, no qual o consumo de energia elétrica é maior.
- O chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais consome energia em uma casa. Se cada pessoa reduzir a ducha diária de 12 para 6 minutos, economizará energia suficiente para manter uma lâmpada acesa por 7 horas.
- Para gastar menos energia, deixe o chuveiro na posição "inverno" somente quando estiver frio. E feche a torneira ao se ensaboar ou usar shampoo. Assim, além de energia elétrica, você também economiza água.

Nenhum comentário: