UNITERÓI

Blog idealizado por alunos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo do UNIPLI.

Esse espaço será usado como meio de comunicação direta do público com o Jornal Uniteroi. Será utilizado também como espaço para alunos de todos os períodos do curso de Comunicação da universidade mostrarem o seu trabalho.

Estamos abertos a críticas, sugestões e elogios, esperamos atender as vossas expectativas, assim como nos realizar profissionalmente.

Buscando sempre a excelência, nos comprometemos a exercer nossas atividades acadêmicas da melhor maneira possível, para que assim sejamos absorvidos e eleitos pela sociedade no geral como profissionais de gabarito.

Grato!

Rafael Schroder
Uniterói Web

terça-feira, 29 de abril de 2008

CIDADE

PRAIA DE ICARAÍ VIRA PRAÇA POLIESPORTIVA
Por Luana Soares

Uma academia ao ar livre. É essa a sensação de quem passa pela Praia de Icaraí, em Niterói, pela manhã ou no final da tarde, e vê todo tipo de gente fazendo diversas atividades. Nesses horários, várias pessoas podem ser vistas caminhando pela orla, praticando esportes, ou simplesmente colocando a conversa em dia. Eles são o que se convencionou chamar de “atletas urbanos”, transformando a areia e o calçadão da principal praia da Zona Sul numa grande academia.
Uma das freqüentadoras assíduas da praia é a advogada Luísa Antunes, de 46 anos. Para ela, caminhar, enquanto se sente a brisa do mar e se observa as mais belas paisagens naturais e pontos turísticos famosos da cidade, é um prazer matinal de que não abre mão. Segundo Luísa, a tranqüilidade do dia é garantida após o trajeto no calçadão.
“Caminho todos os dias em Icaraí. Aqui o ambiente é saudável, revejo amigos, faço outros e começo o dia da melhor forma possível. Impossível amanhecer e não vir aqui para ser abraçada pelo Cristo Redentor”, comenta a advogada.
Outra modalidade esportiva disputada na praia é o jogo de peteca. Há mais de vinte anos, todas as manhãs, o grupo “Veteranos da Peteca” se reúne em um ponto em frente à Rua Belizário Augusto, para continuar com a paixão pelo hobby. Atualmente, cerca de 25 pessoas, a maior parte idosos, homens e mulheres, participam da brincadeira que gera até campeonatos entre eles.
“Nosso encontro é sagrado. Reunimos o pessoal pra brincarmos com a velha amiga peteca. Jogo todos os dias. É a melhor receita para ficar com a cuca fresca”, ensina o aposentado Gotardo Castelo Branco, de 68 anos, o “Piauí”, que por tanta paixão pelo esporte, lançou um livro sobre o assunto.

Segundo o aposentado, a peteca é uma opção de lazer de baixo custo e que não difere as pessoas. Não há limite de idade. É possível encontrar idosos de até 94 anos jogando.
O grupo, inclusive, já participou de várias categorias na última edição da tradicional Semana de Icaraí (voltada para o esporte), e se consagrou campeão entre times formados apenas por jovens.
Nas areias, presença marcante são os participantes do Projeto Gugu, criado pelo professor de educação física e médico ortopedista Augusto Bittencourt em abril de 1995: um sucesso entre os idosos de Niterói. O programa, através de aulas de ginástica, dança de salão, teatro, música e passeios, busca reintegrar o idoso na sociedade.
“Muitas vezes o idoso perde a sua estima e independência com a idade. O objetivo do programa é, através de atividades físicas, fazer com que eles tenham uma vida mais ativa e também aumentar os contatos sociais”, explicou Gugu, que também atua em 35 núcleos espalhados pela cidade.

Nenhum comentário: