Niterói investe em treinamento de mais de 200 agentes para o combate à dengue dentro do município. O secretário municipal de Saúde, Alkamir Issa, reuniu profissionais de saúde e professores da rede pública para discutir pontos importantes, para ajudar no combate à dengue, montando uma grande estratégia para cada setor especifico, tanto na área comercial quanto conscientizando à população através da Secretaria de Saúde de Niterói, através da Associação Comercial, entre outros.
Algumas equipes do setor de informação, do departamento de Vigilância Sanitária e controle de zoonoses serão formadas para orientar alunos e professores das redes privada e pública de Niterói, com um ideal de capacitar o maior numero de pessoas para enfrentar a doença, e conseguindo eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. Na praia de Icaraí serão montadas algumas tendas para ajudar na orientação contra a doença e contra a formação dos focos.
A previsão é cerca de 170 mil imóveis sejam visitados por agentes a cada dois meses, mas que 30% das residências estejam fechadas e facilitem o aumento dos focos do mosquito. Os sintomas apresentados pela dengue clássica são a febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.
A Secretaria de Saúde do Rio juntamente com o governador Sergio Cabral estão unidos em novas formas para combater a dengue. Algumas orientações estão disponíveis no site de campanha Rio contra a dengue que fazem parte da conscientização contra os focos do mosquito e prevenção da doença.
Por Elaine Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário