Projeto Tela Niterói invade pontos turísticos
A nova sala de cinema popular exibe curtas niteroienses e clássicos nacionais no MAC, Teatro Popular Niemeyer e Campo de São Bento.
A nova sala de cinema popular exibe curtas niteroienses e clássicos nacionais no MAC, Teatro Popular Niemeyer e Campo de São Bento.
Por Justine Berçani e Felipe Lins
Anunciado no início de Setembro por O Uniterói, o projeto Tela Niterói estreiou no mês de outubro em dois pontos da cidade com filmes nacionais. O projeto da secretária de cultura com a prefeitura de Niterói e a Sagre Filmes prevê a integração social da população niteroiense, atualmente com quatro cinemas – três deles em shoppings.
O projeto terá dois pontos de exibição, sendo um fixo e um móvel: a sala de cinema fixa será no MAC ao ar livre com a disposição de 500 cadeiras para o público. Provisoriamente a outra sala acontece no Teatro Popular Niemeyer – onde ocorreu a sessão inaugural – e, em novembro, será transferida para o Campo de São Bento.
O subsecretario de cultura, Ivan D´Angeles, diz que foi importante escolher o Teatro Popular Niemeyer – 380 lugares – para inaugurar o projeto:
“- Estamos começando a usar o teatro agora, ele é novo e precisa ser usado, é um lugar bonito e confortável para o público que precisa conhecê-lo.”
Todo mês serão apresentados filmes com temáticas diferentes para o público, sempre com um curta niteroiense abrindo a sessão. Em outubro a comemoração são os 80 anos de Barretão, cuja produtora completou 45 anos em 2007. “Chegamos aos 45, logo serão 50, 100 anos... e possivelmente não estarei lá!” brinca Barretão que produziu filmes como “Dona Flor e seus Dois Maridos” e “O que é Isso Companheiro?”, além de ter prestigiado a abertura do projeto no teatro popular:
“- É muito bom estar aqui. Se eu morasse em Niterói viria aqui no mínimo duas ou três vezes por semana.”
O mês de novembro homenageará o Dia da Consciência Negra, dia 20, enquanto em dezembro a grande festa dos 100 anos de Niemeyer exibirá um documentário de vinte minutos sobre o centenário arquiteto e sua relação com Niterói – segunda cidade com maior número de obras de Niemeyer. A partir de novembro a Secretaria de Cultura planeja abrir inscrições para que cineastas de Niterói enviem seus curtas-metragem na possibilidade de serem exibidos antes dos filmes principais das sessões.
“- Os curtas serão escolhidos de acordo com uma avaliação de qualidade e um mínimo de censura, tendo como única regra a produção ter sido de realizadores locais.”, afirma o subsecretário de cultura.
Com o fechamento da programação até fevereiro, a Secretaria de Cultura espera que o projeto seja apreciado pela população. As sessões acontecem sábados às 19hs no MAC e terças às 18hs nas salas móveis – Teatro Popular e posteriormente Campo de São Bento. Para acompanhar a grade de programação do projeto, a população devem consultar a Agenda Cultural de Niterói – distribuída em diversos pontos da cidade, como o Teatro Municipal, ou consultá-la pelo site http://www.niteroiartes.com.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário