UNITERÓI

Blog idealizado por alunos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo do UNIPLI.

Esse espaço será usado como meio de comunicação direta do público com o Jornal Uniteroi. Será utilizado também como espaço para alunos de todos os períodos do curso de Comunicação da universidade mostrarem o seu trabalho.

Estamos abertos a críticas, sugestões e elogios, esperamos atender as vossas expectativas, assim como nos realizar profissionalmente.

Buscando sempre a excelência, nos comprometemos a exercer nossas atividades acadêmicas da melhor maneira possível, para que assim sejamos absorvidos e eleitos pela sociedade no geral como profissionais de gabarito.

Grato!

Rafael Schroder
Uniterói Web

sexta-feira, 25 de abril de 2008

COMPORTAMENTO

INTERNET OFERECE UMA GEOGRAFIA DO CRIME
Por Larissa Helena

Existe na internet há dois meses um mapa no site www.wikicrimes.org que oferece aos usuários o registro de ocorrências criminais, constituindo uma espécie de geografia das regiões mais perigosas para a população. A idéia é que os cidadãos consultem periodicamente o serviço para saber quais locais devem ser evitados em cada município. Niterói já entrou também naquele mapa com alguns registros.
Para o criador do projeto, Vasco Furtado, pesquisador na área de tecnologia aplicada em segurança pública, a publicidade do registro de ocorrência traz transparência para a população, e possibilita que todos tenham acesso a informações que hoje o Estado centraliza. Ele diz que “o cidadão poderá tomar decisões em relação a sua segurança como deixar de pegar certa rota ou mesmo pressionar as instituições responsáveis por soluções.
Segundo o idealizador do site, seria importante haver colaboração das polícias civil e militar, além do Ministério da Justiça para aperfeiçoar o serviço. Se o WikiCrimes conseguir as informações do PRONASCI, ele será mais realista. No mapa de Niterói, por exemplo, estão registrados somente três ocorrências. O sistema funciona até agora a partir da contribuição da população. Furtado enviou uma correspondência a todos os secretários de Segurança do País solicitando colaboração. Mas ainda não obteve nenhuma resposta. Além dos crimes, a idéia é colocar no site também fotos de pessoas desaparecidas ou de procurados pela justiça para que os cidadãos auxiliem na localização.
O site foi lançado em Fortaleza. Os registros em Niterói são de roubo a residência, furto a transeuntes e roubo e furto de veículos nos bairros Engenho do Mato, Itaipu e Centro.
Ao todo, o site tem 351 registros. Considerando que está no ar há dois meses e que pretende registrar crimes do mundo inteiro, já dá para perceber o quando seu idealizador vai ter de trabalhar. Mas ele não desanima. Informa que as vítimas não precisam ter medo de registrar pois o programa não está interessado em dados pessoais.
Basta descrever a ocorrência, registrando-a no mapa.

Nenhum comentário: